Selecção Velocini
Created date
Title
ImagemArtigo

Já alguma vez pensou que o estado dos pneus do seu automóvel pode inferir com os momentos tranquilos de viagem em que transporta as crianças no carro? A verdade é que pode interferir e até comprometer a sua segurança e a dos seus acompanhantes. Aprenda a observar o estado dos pneus do seu carro para que as viagens com a pequenada sejam o mais seguras possível.
Escolha os pneus certos
Tal como os chapéus, pneus há muitos e é necessário adequá-los aos diferentes pisos e à sua forma de condução. Quando compra pneus novos pode também prestar atenção aos rótulos de informação que lhes surgem acoplados para saber mais sobre a aderência ao piso molhado ou a eficiência energética. O pneu certo irá aumentar a aderência e a segurança do seu filho estará mais salvaguardada.
Verifique as ranhuras e desgaste
O limite legal para a profundidade das ranhuras dos pneus é de 1.6 mm, pelo que deve substituir o pneu antes que chegue próximo desse valor. O transporte de crianças eleva o peso exercido no pneu, pelo que o desgaste poderá ser maior. Assim, deve certificar-se que não existem rasgos, cortes ou alguma irregularidade no pneu para não comprometer a aderência e tração do automóvel, evitando sobressaltos. Já existem pneus com indicadores de desgaste que facilitam a prevenção.
Aprenda a lidar com a pressão dos pneus
O transporte de passageiros pode aumentar a pressão dos pneus e estes vão perdendo ar à medida que são utilizados, pelo que deve verificar mensalmente os bars de pressão. Um pneu que tem a pressão abaixo do indicado vai durar menos tempo, consumir mais combustível e incrementar o risco de acidentes. A pressão adequada ao seu automóvel está no manual do veículo, no interior do tampão do depósito de combustível ou junto ao assento do condutor.
Atente para o alinhamento de direção
Uma boa suspensão e uma direção alinhada são meio caminho andado para uma condução segura e sem percalços. Ao comprar pneus novos no Velocini, pode também ter o serviço de alinhamento de direção que o vai ajudar na poupança de combustível, longevidade dos pneus e condução segura. Este aspeto está também ligado intimamente a acidentes onde os feridos mais graves são os que pontificam no banco de trás, ou seja, onde normalmente se sentam as crianças.
Troque as válvulas
As válvulas são um investimento muito barato que permite proteger os pneus e a segurança da sua família. Em andamento, é exercida uma força centrífuga na válvula de borracha, que se acaba por dobrar e deteriorar. Sem este pequeno gadget é difícil manter a estanquicidade e pressão correta do pneu, proteger o mecanismo da sujidade e poeira e a própria integridade da borracha sai afetada.
Observe a equilibragem das rodas
A condução, principalmente quando é feita a grande velocidade, em pisos irregulares e com variações no equilíbrio, aumenta o nível de vibração e desgasta mais facilmente o pneu. A equilibragem – equilibrar as rodas – elimina estas vibrações indesejadas, protegendo também a suspensão, transmissão e direção do carro.
Faça uma manutenção regular
Existem muitos fatores que influenciam o comportamento de um pneu como a sua composição, a sua utilização, os elementos exteriores e a própria condução. Com efeito, aconselha-se uma vigilância constante ao estado dos pneus e uma ida anual a um especialista na matéria. Se os seus pneus têm mais de dez anos, troque-os independentemente do estado que apresentam ou de permanecerem legais em termos de desgaste (1.6 mm). Não se esqueça que ao assegurar a manutenção dos seus pneus está também a assegurar a segurança dos seus filhos.
Estes são apenas alguns cuidados que deve ter com os pneus do seu carro quando transporta crianças. Não facilite nunca e não descure a segurança do seu automóvel e a dos respetivos ocupantes, principalmente a das crianças que vão no banco de trás.
Subscreva a newsletter para receber mais dicas, novidades e promoções!