Selecção Velocini
Created date
Title
ImagemArtigo

Conduzir com outras pessoas acarreta toda uma responsabilidade extra que deve ser considerada e acautelada. Quando os passageiros são crianças, esta responsabilidade é multiplicada e todo o cuidado é pouco para não colocar a vida dos mais novos em risco. Posto isto, existem imensos fatores básicos que condicionam a segurança das crianças dentro de um automóvel, mas que por vezes são negligenciados. Conheça 7 dicas de condução para quando transporta crianças no carro e salvaguarde sempre a sua segurança e a deles.
1. Coloque sempre o cinto de segurança
Esta é sempre a regra número quando se entra num automóvel e um dos princípios base que deve ensinar cedo aos seus pupilos. Está provado que grande parte dos acidentes graves ocorrem quando os passageiros não colocam o cinto de segurança, por isso, este simples gesto é meio caminho andado para prevenir estragos de relevo. Assegure-se de que as crianças sabem como colocar o cinto corretamente, ou seja você mesmo a fazer esse trabalho. No que toca a segurança todo o cuidado é pouco!
2. Cuide da manutenção dos pneus
Os pneus são os mecanismos que fazem a ligação entre o carro e a estrada e, com base nisto, são fundamentais para uma viagem segura e sem incidentes. Normalmente, as pessoas não gostam do ato de trocar de pneus porque dá trabalho, perde-se tempo e representa um gasto financeiro. No Velocini esse processo de troca de pneus é muito mais simples e cómodo (basta pesquisar as medidas dos seus pneus e a sua localidade, escolher a melhor oferta, agendar o dia e a hora da instalação dos novos pneus e entregar o carro no horário agendado). Ainda assim, a proteção que um pneu com a pressão certa oferece é impagável e a vida das crianças pode igualmente depender de um pneu careca ou de um pneu de qualidade. Faça a manutenção destes mecanismos periodicamente.
3. Respeite os limites de velocidade
Este é outro dos princípios básicos da segurança rodoviária. Ao conduzir acima dos limites de velocidade arrisca-se a sofrer acidentes e a colocar a vida do seu filho em perigo. Para além disso, os mais novos tendem a ter uma noção muito infantil de perigo e isso pode trazer dissabores. Ao conduzir rápido, os seus filhos irão provavelmente achar piada e podem, mesmo no interior do veículo, bater com a cabeça numa superfície do carro e magoarem-se.
4. Não se distraia nunca!
As brincadeiras e palhaçadas das crianças são algo que acontece bastante durante as viagens e, embora inofensivas, podem resultar em acidentes graves. É normal e legítimo que queira dar toda a atenção do mundo às suas crianças, mas durante o momento em que está a conduzir deve ter os olhos focados na estrada e naquilo que está a fazer. O mais pequeno descuido pode resultar em acidente.
5. Tranque as portas do carro
Quando falamos de adultos, é óbvio que nenhuma pessoa iria abrir a porta do carro em andamento, certo? Pois, mas quando falamos de crianças tudo pode acontecer e esta é uma das coisas mais graves que podem suceder durante uma viagem de carro. Ao abrir a porta do automóvel quando este está em andamento, as crianças podem sofrer danos bastante agressivos ou até serem atropeladas por uma das rodas do carro. Assim, tranque sempre as portas do carro durante as viagens.
6. Mantenha o rádio num volume baixo
Uma das coisas mais prazerosas de fazer enquanto se conduz é ouvir música e ir trauteando as canções. Mesmo que queira ouvir a sua música enquanto leva os seus filhos à escola, quando esta é colocada muito alto pode fazer com que perca a noção de outras coisas e daquilo que as crianças vão fazendo no banco de trás. Já existem muitos fatores de distração na própria estrada, por isso, não crie ainda mais dificuldades a si mesmo.
7. Atente para as travagens bruscas
As travagens bruscas são como as idas à casa de banho: quando tem de ser, tem mesmo de ser. Ainda assim, ao contrário das idas ao W.C., as travagens bruscas podem ser evitadas conduzindo com uma velocidade moderada. Travar repentinamente não dará tempo de reação às suas crianças e é provável que batam com a cabeça no banco da frente de forma violenta.
Subscreva a newsletter para receber mais dicas, novidades e promoções!