Selecção Velocini
Created date
Title
ImagemArtigo

Firestone é um nome ao qual ninguém fica indiferente. Trata-se da marca de pneus americana mais conhecida do mundo que continua a dar cartas no mercado da qualidade e da inovação. Saiba tudo o que precisa de saber sobre pneus Firestone e perceba porque é uma marca tão reconhecida e popular.
História da marca de pneus Firestone
A marca Firestone começou a 3 de agosto de 1900, quando Harvey Samuel Firestone fundou a “Firestone Tire & Ruber Company. Com um capital inicial de US$ 20 mil, esta foi a precursora da primeira fábrica, implantada 3 anos depois em Ohio, nos Estados Unidos da América (EUA). A fábrica de Ohio tinha 12 empregados e produzia pneus para carruagens. Em 1904, a fábrica de Harvey Firestone já se encontrava a produzir pneus para automóveis.
Em 1906, Harvey Firestone e Henry Ford conhecem-se, e começa assim a mais longa associação empresarial do mundo automobilístico. A Firestone equipava com os seus pneus os automóveis fabricados pela Ford. A união entre os dois grandes nomes do automobilismo terminou em 2001, foi anunciado o fim de uma das parcerias mais duradouras no mundo dos negócios.
Os anos 20 marcaram um acréscimo enorme do número de automóveis a circularem nas estradas americanas, e isso contribuiu para o enriquecimento e crescimento da marca Firestone. Novas exigências foram surgindo, inclusive no que dizia respeito à segurança e à durabilidade dos pneumáticos.
Porém na década de 30, a Grande Depressão afetou toda a economia americana, e refletiu-se também nos negócios da Firestone, que começaram a decair. A Firestone criou o primeiro pneu de baixa pressão para tratores, e deu início à célebre campanha publicitária “Put the farm on the rubber”. Rapidamente conseguiu não só recuperar dos prejuízos havidos com a Grande Depressão, como aumentar em muito os seus lucros.
A II Guerra Mundial e o pós-guerra
Na Segunda Guerra Mundial a Firestone passou a produzir para além dos pneus, asas de avião, esteiras para tanques, camiões antiaéreos e tanques de oxigénio. Tornou-se na maior produtora de borracha de todo o mundo. A marca de US$ 1 bilhão de vendas foi alcançada pela Firestone em 1953 e no ano seguinte comprou as fábricas de borracha do governo de Ohio.
No final da década de 50, a Firestone tinha 71 fábricas em 19 países. Tornara-se num dos principais fornecedores de cintos de segurança do mercado americano, produzia e comercializava pneus, metais, sintéticos, têxteis e produtos químicos relacionados com a indústria automobilística.
Em 1983 a Firestone comprou 300 lojas de serviços automóveis, numa tentativa de diversificar as suas atividades no ramo do varejo.
O ano de 1988 marca a união com a japonesa Bridgestone. Nessa altura a Firestone era a segunda maior produtora de pneus dos Estados Unidos. A partir de então os pneus Firestone passaram a ser comercializados somente nas Américas.
Principais características da marca Firestone
Firmeza, espírito combativo e muita tenacidade são as principais características da marca Firestone. Nunca se vergar ao peso das dificuldades e ser sempre capaz de descortinar uma saída vantajosa para cada situação menos favorável, tem sido o lema da Firestone, desde o início da sua história. Os pneus Firestone que podem ser encontrados à venda no Velocini caracterizam-se pela sua excelente qualidade e perfeita técnica de fabrico. Além disso, o ótimo desempenho e a durabilidade dos pneus associa a segurança e o conforto da condução a qualquer tipo de estrada.
Principais sucessos alcançados pelos pneus Firestone
A Firestone tem tido muitos sucessos ao longo dos anos e é por isso difícil incluí-los todos numa lista. No entanto, destacam-se os seguintes:
- 1908- Lançamento dos primeiros pneus antiderrapantes.
- 1909- Primeira aparição no automobilismo. O piloto Barney Oldfield consegue chegar a 60 km/h com o seu carro, equipado com pneus Firestone.
- 1922- Lançamento do primeiro pneu de baixa pressão da indústria.
- 1942- Início de produção de borracha sintética.
- 1951- Lançamento dos pneus tubeless, sem câmaras-de-ar. Lançamento do Firestone 500, pneu com câmara em náilon para alta velocidade.
- 1954- Lançamento dos primeiros pneus com câmaras para tratores e aviões.
- 1964- Primeiro pneu radial na América do Norte, “shape of the future”.
- 1979- Lançamento de um pneu com tecnologia redutora do consumo de combustível.
- 1988- A Bridgestone adquire a Firestone, que passa a fazer parte do grupo japonês líder mundial de mercado no fabrico de pneus.
- 1996- Introdução da tecnologia UNI-T, proporciona mais aderência em pisos molhados sem sacrifício da durabilidade do pneu.
- 2015- Os pneus Firestone alcançam o recorde de maior número de vitórias conquistadas na história, na tradicional prova das 500 milhas de Indianápolis com 66 vitórias. A Firestone é a patrocinadora oficial da Fórmula Indy.
- 2016- A Firestone possui na América mais de 12 mil pontos de venda, incluindo lojas especializadas, revendedores autorizados e lojas próprias. Possui ainda centros técnicos de excelência, instalados em pontos estratégicos: Brasil, EUA, Itália, China e Japão. É nestes centros técnicos que a Firestone continua a sua senda de evolução tecnológica.
De que forma a marca Firestone se distingue da concorrência
A história da Firestone é a história de uma marca vencedora e as marcas vencedoras distinguem-se sempre das restantes pelo empenho com que perseguem os seus objetivos. Foi assim que a Firestone atravessou a Grande Depressão, a Segunda Grande Guerra, o embargo do petróleo, a dissolução da união com a Ford, e a associação com a Bridgestone, sem nunca ter desistido do seu sonho de triunfar.
A par da força de vontade e do trabalho esforçado, existe também o poder visionário dos dirigentes da Firestone que, desde o seu fundador, até aos dias de hoje têm sabido orientar a sua empresa pelo melhor caminho, desbravando novos rumos quando isso se revela necessário, e aperfeiçoando ao limite a área onde já são mestres incontestados.
Em 7 de fevereiro de 1938, com 69 anos de idade, Harvey Firestone morre na sua mansão de Miami Beach, na Flórida, nos EUA. Mas com ele não morreu o sonho americano da Firestone. O legado que ficou, o espírito de luta e de sacrifício, e a excelência do desempenho herdado desde há gerações continuam bem vivos até hoje.
Subscreva a newsletter para receber mais dicas, novidades e promoções!